Se nos dedicamos a nossa profissão, então nós geralmente
desejamos crescer e adquirir novas experiências. Muitas profissões oferecem ou
exigem a educação continuada e as organizações (e bons gestores de recursos
nessas organizações) muitas vezes buscam oportunidades de crescimento para seus
funcionários na forma de treinamento e atribuições novas e desafiadoras.
Na condição de gerentes de projeto, o mesmo é verdadeiro.
Podemos treinar para e obter uma certificação, ler artigos, assistir aulas e
workshops, e viajar para congressos que se concentram em certas tecnologias ou
conceitos da indústria.
A chave é se esforçar para melhorar continuamente. E na
medida em que algumas das coisas que eu mencionei acima, nem sempre estão
disponíveis para nós e podem nunca estar disponíveis para alguns, há coisas que
podemos fazer para melhorar a nós mesmos profissionalmente como gerentes de
projetos em todos os projetos que gerenciamos.
Além de novas oportunidades de treinamento, conferências caras,
eventos de networking e webinars, de que maneiras podemos obter melhorias
apenas através dos projetos que estamos gerenciando regularmente? De minha
parte, levantei uma lista de três formas principais que podemos nos conduzir e
executar nossos projetos de tal modo que estamos nos educando e melhorando
nosso desempenho no papel de gerente de projeto em cada novo engajamento que
assumimos.
1. Peça feedback do cliente
Se estamos preocupados com o nosso desempenho ou o
desempenho de nossa equipe em um projeto, então pedir feedback periódico do
cliente em um engajamento pode ser doloroso. Mas a verdade é importante e
podemos aprender com esse feedback. O fato é que podemos melhorar, pelo menos o
que fazemos, se nos preocupamos com nossa profissão. Seja ousado, sente-se com
o seu cliente do projeto em cada fase ou etapa ou entregas principais do
projeto e pergunte-lhes como estão as coisas a partir da perspectiva deles. Se
eles estiverem felizes, pergunte a eles o que está funcionando melhor para
eles, e se estiverem insatisfeitos, descubra o porquê. Bom ou ruim, vamos
aprender com o que o nosso cliente diz positivamente e negativamente sobre a
nossa performance.
2. Conduza sessões de Lições Aprendidas
Às vezes é difícil fazer com que todos estejam juntos no
final do projeto para fazer uma revisão dos pontos positivos e negativos do
projeto, mas é necessário. O que podemos aprender com essa discussão é
inestimável daqui para frente em nossa próxima atribuição de projeto. Podemos
melhorar em cada projeto somente se conseguirmos um bom feedback dos clientes
sobre o que fizemos certo e o que fizemos que não estava tão certo. Caso
contrário, estamos propensos a cometer os mesmos erros com o próximo cliente e
repetir práticas fracassadas semelhantes, além de comportamentos que causaram
aos clientes passados preocupações ou os deixou menos do que satisfeitos com
o resultado do projeto ou o desempenho da equipe.
3. Realize auditorias periódicas de qualidade de desempenho
Finalmente, se a sua organização está estruturada de tal
forma que você pode pedir a alguém do controle de qualidade para entrar e
realizar uma auditoria de seu projeto, então peça. Peça-lhes para rever o
cronograma para a integridade de todas as datas e resultados. É fácil ficar
sobrecarregado no meio do projeto e perder algo de vista. Este indivíduo pode
também encontrar-se com o cliente do projeto e obter um valioso feedback que o
cliente, de outra forma, poderia estar relutante em dar-lhe diretamente em uma
situação cara a cara. Todos os contratos e projetos governamentais que eu
gerenciei tiveram tais auditorias incluídas, e sempre tentei incorporar uma
versão modificada em projetos do setor privado também.
Resumo
Não é necessário incorporar essas práticas em cada projeto
que nós gerenciamos. Mas fazê-lo, pelo menos periodicamente, nos ajudará a
crescer como gerentes de projeto e nos impedirá de entrar na rotina e repetir
as mesmas práticas mal sucedidas uma e outra vez em projetos futuros. Eu quero
saber o que posso estar fazendo de errado, mesmo que às vezes seja difícil de
ouvir. Se isto nos torna melhores gerentes de projetos daqui para frente, e
ajuda a aumentar nossas taxas de sucesso do projeto, então é uma coisa muito
boa.
Autor: Brad Egeland - http://stakeholdernews.com.br
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